sábado, 2 de março de 2019

O carnaval na visão espirita




Processo histórico do Carnaval





As saturnais (na Grécia) era uma semana dedicada ao solstítico de inverno, o dia mais curto do inverno europeu, 25 de dezembro. Era também chamada a festa dos escravos, dedicadas ao Deus Saturno e a outros Deuses, havia variações. As pessoas olvidavam tudo aquilo que constitui o equilíbrio para poder se entregar ao prazer.


Era o momento hedonista, (…) do gozo, da beleza da insensatez. Durante os dias, os escravos eram livres, mas também os senhores. E havia uma promiscuidade tão tremenda, que os cristãos, na primeira fase que a doutrina foi colocada ao lado do império, procuraram mudar colocando a data do Natal aí.


Mas logo depois essas festas irão aparecer em Veneza nos célebres bailes de máscaras em que as pessoas utilizando-se de pequeninas máscaras procuravam ocultar a identidade para poder entregar às paixões. Daí surgem as figuras mitológicas dos Casanovas, dos Don Juan’s, dos conquistadores de baratos e daqueles que assaltavam as humildes donzelas, que se entregavam com muita facilidade.


Então nasce em um vérbete latino, a seguinte frase: “carne nada vale”. Então se colocou isso antes da semana da páscoa, antes da célebre quarta-feira de cinzas, que é uma herança judaica.


Então essa tradição vai encontrar agora, no carnaval, em que a carne nada vale, o deixa desbordar o total das paixões. E o que acontece no dia seguinte: a pessoa arrependida, ou fingia-se arrependida, e com as cinzas depurava-se.


O carnaval ganhou rumo e se transferiu para Riviera Francesa e, ali na Riviera francesa passou a ter emoções muito mais graves, já que era período em que a carne nada valia, tudo era válido em nome do prazer. Para ao novo mundo o carnaval veio com a herança portuguesa e espanhola e, na América Latina, particularmente, com a chegada dos nossos irmãos da África. Graças aos instrumentos surdos, a sensualidade do batuque, o ritmo que leva ao transe, o prazer das sensações transcendentais e, de imediato, os portugueses trouxeram para nós o entrudo de lamentável memoria graças a imundície, que lentamente se transformando no “carne nada vale”, no carnaval.
O carnaval na visão espirita — A promiscuidade é que é perturbadora, não o espetáculo

(…) o carnaval tornou-se uma tragédia do cotidiano. Eu psicografei um livro, faz 25 anos aproximadamente, que se intitula Nas Fronteiras da Loucura e que estuda profundamente o Carnaval no Rio de Janeiro por volta do ano de 1968, quando as entidades venerandas lideradas por Dr. Adolfo Bezerra de Menezes realizam um socorro às vitimas do Carnaval; às vítimas espirituais; às entidades sanguissedentas, apaixonadas, perturbadas que se utilizam das criaturas para exaurí-las, para que elas desfrutem ao máximo até a exaustão, quando se contaminam, não somente hoje, da perigosa AIDS, mas como em todo tempo da sífilis das enfermidades infecto-contagiosas transmitidas sexualmente.

O desfile das escolas de samba são um espetáculo monumental de arte, de beleza, de magia, de cultura e, principalmente, da história em que grandes artistas populares revelam-se em trabalhos de artesanato dignos de um Michelangelo, das músicas de grandes compositores populares.


Mas isso é o espetáculo… a promiscuidade é que é perturbadora. A intenção de criminar, destruir, de poluir as pessoas. O número de assaltos, de violências, de estupros, de agressividades naquela multidão que segue os cordões dos trios elétricos. (…) e o indivíduo compromete-se, ao invés de ser uma festa que renove as energias que prepara o indivíduo para poder enfrentar mais os anos da sua atividade aqueles que buscam a ardência do Carnaval.


O Carnaval tornou-se uma manifestação “thanatos” (o Deus da Morte, na mitologia Grega), uma manifestação de morte por que logo que ele passa fica aquela ilusão carnavalesca em que as pessoas transformam os outros dias num permanente Carnaval, como se a vida fosse constituída apenas de prazer.


E quando vem os efeitos danosos: a gravidez não desejada por descuido do anticonceptivo, ou por descuido da camisinha; quando vem as doenças degenerativas; quando vem o abandono, porque aquela ilusão passa. Quando vem o despertar da consciência: o arrependimento; o transtorno emocional; as obsessões dos espíritos que se utilizaram daqueles dias de insensatez para poder perturbar o equilíbrio psicofísico das vítimas.
O carnaval na visão espirita — A conduta espírita diante das festas carnavalescas




Então, carne nada vale, sim; mas o Espírito é o comandante!

É necessário que valorizemos a carne, que é o Receptáculo Divino onde realizamos a nossa reencarnação para o processo da nossa evolução, então, nos próximos dias do carnaval, que fazer? Para os espíritas temos algumas soluções que podemos oferecer: utilize-se dos dias do Carnaval para uma boa leitura, para visitas aos doentes, para a convivência com a família, para a reestruturação de planos e projetos, para estudos, para a paz, para a meditação.


Se tem uma convicção religiosa, siga! Vá fazer o seu retiro católico; vá fazer o seu estudo bíblico; vá fazer o seu encontro espírita.


Naturalmente que nós poderíamos utilizar nos do carnaval para festas; podemos ir a bailes. É lógico! Não é o carnaval em si; (o problema) é o comportamento do indivíduo no carnaval… porque muitas vezes o indivíduo pode estar atormentado pelos conflitos do sexo, pelos tormentos do seu próprio comportamento.


Podemos ir para as galerias para ver as escolas de samba desfilar; temos nós aquele que nos agrada, a escola que nos toca, (…) isso faz parte da vida, isso nos ajuda a vibrar. É a nossa conduta mental e moral, a maneira como nos utilizamos dos dias de prazer e licenças para nos entregarmos a hediondez e depois recuperarmos a máscara da hipocrisia puritana. Isso sim, que é condenável.

Divaldo Franco
(É reconhecido como um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade.)

sexta-feira, 1 de março de 2019

Ritual de Sintonização com o Sol .


.
por:  Nuvem que passa
Para total sucesso deste rito deve-se procurar um lugar natural, uma mata, uma floresta, uma clareira no meio desta, um bosque, enfim um lugar natural, de pouco trânsito humano.
 
Não recomendamos a prática deste rito em apartamentos ou dentro de cidades, a proposta deste rito é que sua aura esteja na presença de energias naturais, numa cidade haverá sempre a interferência de outras auras muito próximas.
 
Nosso questionamento é que se você nunca consegue estar em um lugar natural, com poucas pessoas é melhor procurar outro estilo de magia, não a magia natural, xamânica, que é a deste rito, feito para quem consegue ir a natureza, ao menos algumas vezes por ano e se isolar um pouco da vida civilizada.
 
Este é um rito para ser feito de pé no chão só com árvores, animais, os ventos e entes da natureza como testemunhas.
 
Pode-se até ir em grupo até o local do rito, mas ali cada um deve procurar seu lugar pessoal, onde não tenha contato visual com as outras pessoas, é um momento de privacidade e contato singular com as forças do Sol.
 
O Sol é um ser vivo e consciente, ele também está conectado a poderes mais amplos, a forças mais intensas até chegar ao Centro Galáctico, que os Maias chamavam de Hunab Ku.
 
Nós somos partes do Sol, fagulhas do Sol em um corpo feito da Terra, assim sendo trabalhar a força do Sol em nós é trabalhar aspectos profundos de nossa realidade, é reconectar forças que estão adormecidas em nós.
 
Para a linhagem de Xamanismo que trabalho nossos ancestrais não "adoravam" o Sol, como uma divindade 'lá fora, mas os ritos que hoje são interpretados como "adoração" e "culto" eram na verdade destinados a "sintonizar" com as emanações que chegavam do Sol.
 
O período ideal para este rito é entre 10 horas e meio dia, o auge da manhã, que simboliza a energia do Sol jovem caminhando para o auge do Meio Dia.
 
Embora possa ser realizado em qualquer época do ano a época ideal para tal prática é durante a Primavera.
 
Horas antes do rito tome muito líquido, muito mesmo e evite ir ao banheiro, se der vontade de urinar segure, evite alimentos pesados, evite fumar e evite café e álcool, e por três dias antes do dia do rito evite relações sexuais (inclusive masturbação), a proposta é guardar o sêmen e a energia vital.
 
O ideal é no dia do rito só consumir frutas.

 
Chegando no local escolha a área onde vai trabalhar.
 
É importante sentir afinidade com a área, procure trabalhar sua sensibilidade para sentir que o lugar o "aceita".
 
Converse com as árvores e com o lugar em geral explicando o que veio fazer ali e sinta que é aceito pelo lugar antes de começar seu trabalho, é muito importante essa fase, só pratique o rito num lugar que o aceita.
 
Antes de começar o trabalho peça licença aos guardiães do lugar e coloque um pouco de milho ou tabaco para agradecer as forças do lugar por poder usá-lo. Deve ser colocado nas quatro direções, para que as forças dos Quatro cantos do mundo o apoiem.
 
O círculo mágico que será feito não é para "proteger' , tudo é sagrado na natureza, o papel é criar uma área onde a energia vai estar mais focada, um campo concentrado de trabalho.
 
Fique no centro da área onde será traçado o círculo.
 
Tire toda a roupa, é importante se apresentar pleno ao Sol.
 
Sinta a força da luz do Sol, dos ventos, tocando seu corpo.
 
Sinta seu pé no chão, se irmanando com a Terra.
 
Voltado pra Leste se sintonize com as forças de leste e então faça xixi a sua volta, girando para o norte, para o oeste e para o sul e leste novamente.
 
Assim formará um círculo mágico a sua volta, feito com o líquido que sai do seu corpo, logo com seu próprio poder pessoal.
 
(por isto a recomendação de consumir muito líquido antes do rito e controlar a vontade de urinar antes do ritual) .
 
Agora você está dentro de um círculo gerado pelo seu falo, foi dele que saiu o líquido que gerou o círculo.
 
Voltado para o Sol inspire e expire com tranqüilidade, sinta o ar entrando, indo até o baixo ventre.
 
Sinta a energia do Sol percorrendo todo seu corpo, a energia ativando seu corpo e te sintonizando com o Sol em seu aspecto viril, intenso.
 
Primeiro se sintonize com seus ancestrais masculinos.
 
Voltado para Oeste :
 
"Terras de Oeste, onde o Sol se põe, onde a transição da Morte se revela, eu evoco meus ancestrais masculinos, todos os homens nesta longa trilha dos avós, bisavós, tataravós e outros que vieram existindo até chegar ao meu momento, ao aqui e agora onde me manifesto como elo dessa linhagem. Sei que tiveram seus sonhos e suas vidas, suas vitórias e suas derrotas. Eu partilho de sua força, que possam me aconselhar quando for necessário, que possam partilhar de vossa experiência, mas eu, apenas eu, estou vivo neste momento, assim posso ser uma janela pela qual espiareis o mundo dos vivos, mas jamais serei um fantoche, viverei minha vida e na plenitude da minha vida, na singularidade da minha realidade realizarei nossa linhagem, nunca repetindo o que já foi, pois o tempo passado nunca mais volta. Vivo aqui e agora, busco minha natureza singular, única e é esta que vou realizar com a força de minha vida e de minha virilidade."
 
Voltado para leste vamos trabalhar a força sexual
 
"Eu me sintonizo com meu poder sexual, sou a força do Sol na Terra, sou o Sol que estimula a vida, sou o Sol que aquece e realiza a força contida na Terra. Sou a face amante do Deus, a face que brilha realizando o segredo contido no mistério do Sexo.
 
Excite seu falo, sem fantasias, só pelo toque. ( é muito importante a ausência de fantasias aqui, a mente está onde os pensamentos estão, se fantasiar a energia vai toda para o objeto da fantasia, então não dissipe a energia, sinta o erotismo em seu próprio corpo) Toque todo seu corpo, sinta-se excitado. A respiração deve ser profunda, lenta e profunda, usando o baixo ventre e enchendo completamente o pulmão de ar , depois exalando lentamente até esvaziar completamente , deixe a excitação crescer até quase atingir o orgasmo, pare antes disso.
 
Volte-se para o Sul:
 
'Que meus ventos internos se harmonizem, que meus ventos internos fortaleçam meu corpo, cada célula de meu corpo, que meus ventos internos ajudem a energia sexual a se manifestar de forma equilibrada, unida ao Sol, parte do Sol que sou . Eu me consagro ao Sol, eu deixo de servir a qualquer simulacro de Divindade que tenham me imposto durante minha vida, eu renuncio qualquer elo que tenha sido realizado entre minha energia e qualquer egrégora religiosa ou mágica, se esse elo foi feito sem meu pleno conhecimento e minha plena consciência, sou livre, só estou unido a Terra sob meus pés e ao Sol cujo brilho e calor sinto em meu corpo. Nenhum outro compromisso se mantém em minha energia, estou livre de toda ligação com egrégoras que me impuseram. "
 
Volte-se para o Norte:
 
"Eu me uno a face Madura e plena da Deusa que está no Sol. Eu me torno seu amante e ela minha amante, eu sou seu companheiro e ela é minha companheira.
 
(aqui deve-se visualizar uma presença feminina no Sol, a expressão da forma mais perfeita que possa imaginar de uma mulher, na plenitude de sua força, feminilidade, beleza e demais atributos, devemos sentir não só a forma externa, mas sentir tal força feminina do Sol dotada de valores e atributos interiores também, sensibilidade, intuição, enfim, uma Deusa em sua plena forma como amante, após sentir isso sentir a nossa união com essa Deusa, união espiritual, emocional e sexual).
 
Alguns praticantes levam sua excitação ao máximo aqui e ao ejacular sentem o elo com o Sol sendo forjado, seu sêmen fecunda o Sol , fecunda a Deusa no Sol, gerando um elo completo.
 
Os que praticam Tantra e conhecimentos similares, que controlam a ejaculação, devem chegar ao orgasmo e permitir que seu sêmen flua pelo seu interior, fecundando suas energias internas, permitindo que a Deusa do Sol esteja em seu interior , realizando o casamento alquímico interior (não tente realizar essa segunda forma se não for um praticante avançado dessas técnicas).
 
Deixe que a luz do Sol seja um carinho da Deusa que vive no Sol em seu corpo, quando sentir que esta ligação é plena vire-se para o Leste.
 
Voltado para o Leste:
 
Eu me uni a força masculina e a força feminina que está no Sol, equilibrando minhas forças interiores, masculinas e femininas.
 
Estou em harmonia com tais forças e reforço minha força viril, masculina, sentindo a energia do Sol ativando todo meu corpo.
 
(Volte a trabalhar seu falo, mantendo sua excitação em alta, sentindo a excitação plena toque todo seu corpo, sinta que a luz do Sol, junto com seu toque, ativa todas as células do seu corpo, não ficando apenas na pela, mas indo fundo , entrando pelos poros e chacras e ativando os órgãos internos, vá mentalizando toda essa ação enquanto respira profundamente e se harmoniza com o Sol.)
 
"Pai Sol, a vida neste mundo tentou me isolar de ti, mas agora relembro que sou parte tua, és meu pai, sou teu filho, nasci de Ti e com tua força me torno pleno, me torno inteiro, me torno senhor de mim mesmo, não sirvo mais a nada nem a ninguém, pois sou um filho do Sol, como tantos foram antes de mim, sou a plena expressão de teu poder, de tua força e tua plenitude na Face da Terra. O medo passa sobre e através de mim e vai, sou ousado, pleno, o espirito do guerreiro é desperto em mim, cada ato é uma batalha, que luto em busca da minha realização como teu filho, como parte de Ti. "
 
De pé ou sentado, mantenha-se por um tempo, a quantidade cada um sente de acordo com seu momento, em harmonia com o Sol, com seu calor, deixe que o vento lhe toque, observe de que direção cardeal ele vem, se é intenso ou leve, observe também o que acontece em volta, sinais podem lhe ser dados neste momento, a presença de algum pássaro ou animal nas circunstâncias, se interagir de algum modo contigo isso é significativo.
 
Quando encerrar este momento volte-se para o Norte, agradeça as potências que compareceram ao seu rito, deseje que volte a seu local de origem, levando consigo suas energias, faça o mesmo a oeste, sul e Leste.
 
Para sair do círculo dê um salto, um pulo e saia de uma vez, saltando com os pés juntos para fora do círculo e para o Norte.
 
Ficando exatamente onde caiu depois do salto , ainda de costas para o círculo, deseje que dentro do círculo fiquem as energias que não tinham a ver consigo e que por alguma razão estavam impregnadas em sua aura, mas que agora se dissolveram e a Terra vai decompo-las.
 
Agradeça o lugar e tudo que está nele pela cerimônia e pela realização do seu objetivo, deixe um pouco mais de milho ou tabaco na borda do círculo agradecendo as forças do lugar.
 
Volte para seu lar.
 
Este rito faz parte dos ritos da Tribo do Arco Íris, ritos ensinados na fase de iniciação. Com ligeiras variações são praticados em muitas tribos e tradições Solares.

 


Fonte: imagick.org

USANDO A ENERGIA XAMÂNICA




Absorver a energia da natureza pode ser uma solução para rejuvenescer a auto-estima de grande parte da população, submergida à crise econômica brasileira, sobretudo com o crescimento do desemprego. Todo ser humano, por meio de seu corpo, mantém um permanente relacionamento com as energias da natureza, através dos chacras. Assim, é possível absorver energia das plantas, dos minerais, da água, do ar e do sol. Ela é metabolizada pelo nosso corpo energético e o processo é fundamental para a evolução da consciência a planos mais elevados.


Final de semana, feriado e férias – 


quando fugimos à rotina e aos problemas do cotidiano, é importante relaxar e aproveitar o bem-estar da natureza, captando toda a energia e vitalidade que os seus elementos oferecem. Está comprovado que associada à prática de exercícios respiratórios e de relaxamento, a capacidade de concentração aumenta, rejuvenesce e fortalece a auto-estima. A pessoa passa a enfrentar os problemas de forma mais light, permitindo encontrar até soluções para situações mais complexas. 


E como absorver essas energias da natureza?





Energia das árvores:


Escolha uma árvore que o atraia e abrace-a durante alguns minutos, respirando de maneira tranqüila. Relaxe, feche os olhos e procure se fundir com a energia da árvore. Sinta como ela balança ao vento, ouça o barulho das folhas e procure entrar no estado mais próximo possível do silêncio interior. Esse exercício pode durar quanto tempo você quiser, mas, de cinco a dez minutos, é um bom período.




Energia da água:


Procure uma praia afastada, se possível, ou uma praia urbana mesmo, quanto mais cedo, melhor. Caminhe pela areia (energia mineral) durante algum tempo. E importante desenvolver a intuição e sensibilidade, pois não há uma receita de bolo quando o assunto é energia sutil, mas, a principio, dez ou quinze minutos são um bom período e após isso entre no mar. A água, nos primeiros momentos, limpa e retira todas as energias negativas, depois, nos carrega com energia nova. Fique quanto tempo achar necessário e depois saia. Ande um pouco mais pela areia e você se sentirá revitalizado. Esse mesmo exercício pode e deve ser feito também em rios e cachoeiras, onde teremos também a energia das pedras.





Energia da terra:


Procure uma pedra grande o suficiente para que você possa se deitar sobre ela. Deite-se de costas e depois de frente, sinta o calor da terra, solte-se, tente fundir-se com a pedra e relaxe. Se alguma questão o está preocupando, veja se a terra não dá alguma solução através de uma idéia ou intuição quanto ao que fazer. Isso também vale para as árvores.




Energia do sol:


Deite-se em um lugar adequado ao sol, antes das dez horas, e olhe para o céu, não para o sol. Respire profundamente com a intenção de, através da sua respiração, absorver a energia do sol. Imagine seu corpo sendo iluminado e preenchido com a luz do sol até as suas células. Respire com seus ossos (imagine a energia entrando através deles). Se você tiver algum problema específico de saúde, mande a energia para lá, dez minutos é um bom tempo médio para essa prática. Uma outra maneira de se absorver a energia do sol é filtrar a sua luz através das pálpebras com os olhos apertados, quase fechados. A luz bate nas pálpebras e se decompõe em reflexos semelhantes ao arco-íris. Isso pode ser feito também olhando para um reflexo do sol em um objeto brilhante ou metálico como um anel por exemplo, sempre com os olhos quase fechados. É preciso ter cuidado. Olhar para o sol diretamente é extremamente perigoso e pode levar à cegueira.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

A vaidade é o abismo do médium!

      


Já diziam os mais velhos que a vaidade é o abismo de um médium. E ainda hoje é tão 
comum ouvirmos supostos bons médiuns exaltando seus poderes.

Que poderes?
Médium não tem poder. Médium é uma ferramenta, tem o mesmo poder que um martelo. 
Se o marceneiro não utilizar o martelo de forma adequada, jamais conseguirá fincar um 
prego na parede, por melhor que seja esse martelo. A mesma coisa é um médium. Ele 
pode ser uma excelente ferramenta, mas se não tiver quem o manipule e 
instrua corretamente, ele jamais será eficiente.

Acontece que quando a vaidade do médium começa a falar alto, ele se torna martelo demais
 e trabalhador de menos. Em outras palavras, ele não deixa de ser uma ferramenta, pois 
sua mediunidade ainda existe, mas dificilmente um bom trabalhador espiritual, que prima 
pela humildade, vai querer fazer uso de uma ferramenta prepotente, que ponha a essência 
do seu trabalho a perder.

Então, vale sempre ao médium lembrar que ele é o instrumento. Se grandes feitos 
são realizados através de sua intermediação, o mérito é do astral, não dele. O bom médium
 é aquele que reconhece que a espiritualidade é quem realiza coisas que ele não 
teria capacidade de fazer sem ela.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Os grandes protagonistas e vencedores do Oscar 2019

Os grandes protagonistas do Oscar 2019 foram, sem dúvida, Lady Gaga e Bradley Cooper. As estrelas do filme "Assim Nasce Uma Estrela" exalaram química, paixão e alegria na noite de gala.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando Lady e Bradley subiram ao palco para cantar o grande sucesso "Shallow".
Irina Shayk (esposa do ator), visualmente emocionada, aplaudiu o momento com muito entusiasmo. Confira a apresentação:
Com isso, ela mostra que está bem segura com a relação e que não se importa com os comentários da internet sobre um possível affair entre Gaga e Cooper.
Cooper e Shayk já têm quase quatro anos de relacionamento e uma filha. O casal é muito reservado sobre sua vida privada.

Cooper

Assista a performance da banda Queen, com Adam Lambert no vocal

Perdeu a abertura do Oscar? Assista a performance da banda Queen, com Adam Lambert no vocal

Os integrantes da banda Queen chamaram o cantor Adam Lambert – que ficou no vocal – para abrir a noite mais importante do cinema hollywoodiano. Juntos, eles entoaram "We Will Rock You" e "We Are the Champions".
Baseado na história da banda britânica, "Bohemian Rhapsody" foi um dos filmes que concorriam ao Oscar, com cinco indicações. Levou quatro: Ator – para Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury -, Edição, Edição de Som e Mixagem de Som.
Assista a performance:

Oscar 2019: Confira a lista COMPLETA com os ganhadores da noite

Neste domingo, 24 de fevereiro, a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas realizou o principal prêmio da sétima arte. Direto do Dolby Theatre, em Los Angeles, e sem um host para chamar de seu – Kevin Hart declinou da oferta-  Hollywood conhece as estrelas que fizeram a diferença em 2018.
"Green Book – O Guia" foi o grande ganhador da noite e levou a estatueta de Melhor Filme. Mahershala Ali, que interpreta o pianista Dr. Don Shirley, levou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante. O filme ganhou ainda o Oscar de Roteiro Original.
"Bohemian Rhapsody" levaram quatro estatuetas. Rami Malek, que interpretou Freddie Mercury no 'filme do Queen' e Olivia Colman, de "A Favorita", ganharam na categoria principal de atuação. Alfonso Cuarón recebeu o prêmio de melhor diretor.

Confira os ganhadores da 91ª edição do Oscar:

MELHOR FILME

Green BookDivulgação






  • "Pantera Negra"
  • "Infiltrado na Klan"
  • "Bohemian Rhapsody"
  • "A Favorita"
  • "Green Book: O Guia"
  • "Roma"
  • "Nasce uma Estrela"
  • "Vice"

MELHOR DIRETOR

Alfonso Cuarón e os filhos Oscar 2019Cuarón com a filha Tess Bu e o filho Olmo Teodoro / REUTERS/Mario Anzuoni








  • Alfonso Cuarón, por "Roma"
  • Spike Lee, por "Infiltrado na Klan"
  • Pawel Pawlikowski, por "Guerra Fria"
  • Yorgos Lanthimos, por "A Favorita"
  • Adam McKay, por "Vice"

MELHOR ATOR

Rami Malek Oscar 2019Frazer Harrison/Getty Images







  • Christian Bale, por "Vice"
  • Bradley Cooper, por "Nasce uma Estrela"
  • Willem Dafoe, por "No Portal da Eternidade"
  • Rami Malek, por "Bohemian Rhapsody"
  • Viggo Mortensen, por "Green Book: O Guia"

MELHOR ATRIZ

Olivia Colman Oscar 2019Frazer Harrison/Getty Images









  • Yalitza Aparicio, por "Roma"
  • Glenn Close, por "A Esposa"
  • Olivia Colman, por "A Favorita"
  • Lady Gaga, por "Nasce uma Estrela"
  • Melissa McCarthy, por "Poderia me Perdoar?"

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Mahershala Ali Oscar 2019Reuters/ Mario Anzuoni








  • Mahershala Ali, por "Green Book: O Guia"
  • Adam Driver, por "Infiltrado na Klan"
  • Richard E. Grant, por "Poderia me Perdoar?"
  • Sam Rockwell, por "Vice"
  • Sam Elliott, por "Nasce uma Estrela"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Regina King Oscar 2019Regina King em um Oscar de la Renta que valorizou cada ponto de seu corpo / Reuters/Lucas Jackson








  • Amy Adams, por "Vice"
  • Marina de Tavira, por Roma
  • Regina King, por "Se a Rua Beale Falasse"
  • Emma Stone, por "A Favorita"
  • Rachel Weisz, por "A Favorita"

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Green Bookdivulgação








  • "A Favorita"
  • "Fé Corrompida"
  • "Green Book – O Guia"
  • "Roma"
  • "Vice"

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

Infiltrado na KlanDivulgação








  • "Infiltrado na Klan"
  • "A Balada de Buster Scruggs"
  • "Poderia me Perdoar?"
  • "Se a Rua Beale Falasse"
  • "Nasce uma Estrela"

MELHOR ANIMAÇÃO

homem aranha no aranhaversoDivulgação







  • "Os Incríveis 2"
  • "Ilha dos Cachorros"
  • "Mirai"
  • "WiFi Ralph: Quebrando a Internet"
  • "Homem-Aranha: No Aranhaverso"

MELHOR FILME ESTRANGEIRO

  • "Cafarnaum" (Líbano)
  • "Guerra Fria" (Polônia)
  • "Nunca Deixe de Lembrar" (Alemanha)
  • "Roma" (México)
  • "Assunto de Família" (Japão)

MELHOR DOCUMENTÁRIO

  • “Free Solo”
  • “Hale County This Morning, This Evening”
  • “Minding the Gap”
  • “Sobre Pais e Filhos”
  • “RBG”

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM

  • “Black Sheep”
  • “End Game”
  • “Lifeboat”
  • “A Night at the Garden”
  • "Absorvendo o Tabu"

MELHOR FICÇÃO EM CURTA-METRAGEM

  • “Detainment”
  • “Fauve”
  • “Marguerite”
  • “Mother”
  • “Skin”

MELHOR ANIMAÇÃO EM CURTA-METRAGEM

  • “Animal Behaviour”
  • “Bao”
  • “Late Afternoon”
  • “One Small Step”
  • “Weekends”

MELHOR TRILHA SONORA

  • “Pantera Negra”
  • "Infiltrado na Klan"
  • “Se a Rua Beale Falasse”
  • "Ilha dos Cachorros"
  • “O Retorno de Mary Poppins”

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL

  • “All The Stars”, de “Pantera Negra”
  • “I’ll Fight”, de “RBG”
  • “Shallow”, de “Nasce uma Estrela”
  • “The Place Where Lost Things Go”, de “O Retorno de Mary Poppins”
  • "When a Cowboy Trades His Spurs for Wings", de "A Balada de Buster Scruggs"

MELHOR EDIÇÃO DE SOM


Bohemian RhapsodyDivulgação







  • "Pantera Negra"
  • “Bohemian Rhapsody”
  • “O Primeiro Homem”
  • “Um Lugar Silencioso”
  • “Roma”

MELHOR MIXAGEM DE SOM

  • "Pantera Negra"
  • “Bohemian Rhapsody”
  • “O Primeiro Homem”
  • "Roma"
  • “Nasce uma Estrela”

MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

  • "Pantera Negra"
  • ”A Favorita”
  • ”O Primeiro Homem”
  • ”O Retorno de Mary Poppins”
  • ”Roma”

MELHOR FOTOGRAFIA


Roma"Roma", de Alfonso Cuarón, é o representante mexicano da lista / Divulgação/Netflix






  • "A Favorita”
  • “Guerra Fria”
  • "Nunca Deixe de Lembrar"
  • "Nasce uma Estrela”
  • “Roma”

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS

  • "Border"
  • "Duas Rainhas"
  • "Vice"
Divulgação
Vice 

MELHOR FIGURINO

Pantera NegraDivulgação






  • "Duas Rainhas"
  • "Pantera Negra"
  • "A Balada de Buster Scruggs"
  • "A Favorita"
  • "O Retorno de Mary Poppins"

MELHOR EDIÇÃO

  • "Infiltrado na Klan"
  • "Bohemian Rhapsody"
  • "A Favorita"
  • "Green Book: O Guia"
  • "Vice"

MELHORES EFEITOS VISUAIS

  • "Vingadores: Guerra Infinita"
  • "Christopher Robin"
  • "O Primeiro Homem"
  • "Jogador Nº 1"
  • "Han Solo: Uma História Star Wars"
Fonte: metrojornal 
Correspondente REZO nos USA: Julian Morgan Spechit