sábado, 30 de março de 2019

Animais Sagrados no Xamanismo – Animal de poder, alado, de sombra e dourado

animais do xamanismo



animal representa todas as forças que estão guardadas dentro de nós, e que nos motivam e representam a forma da qual caminhamos nessa vida. Desde as religiões primordiais existem diversos registros que mostram a relação do homem com seu animal espiritual. E assim eram realizados rituais para conectar o homem ao seu animal Divino
Cada um de nós possuímos o animal guardião em um uma categoria que é representada em nosso totem. O animal nos descreve por completo, desde características emocionais, físicas e espirituais, bem como o modo que lidamos com a vida, com o universo e com todo o tipo de existência.

O que representa o animal ?

O animal é como um símbolo de força, harmonia e energias que existem dentro de cada um, se manifestando de acordo com a sua particularidade e necessidade. Ou seja, ele realmente possui atributos característicos de animais de verdade. Esses atributos nada mais são do que um conjunto de energias existentes em nós e que atribuem seus potenciais ao nosso modo de ser e de agir.
A maneira com que a pessoa pode descobrir o seu animais de proteção é através de uma jornada xamânica, – instruída por um xamã – onde os toques de tambor proporcionam a conexão certa com a natureza te guiarão para um verdadeiro encontro.
É importante lembrar que não pode haver interferências do ego da pessoa em relação a apresentação do animal, porque nenhum deles é melhor do que o outro. Por isso ao se realizar esse ritual para a descoberta é necessário estar com a mente, coração e espírito aberto e receber seu animal, pois esse reconhecimento será benéfico para o seu próprio autoconhecimento.
Como curiosidade temos o fato de que esses animais sagrados não são escolhidos por nós, eles que nos escolhem. Então a forma mais sábia de lidar com eles é compreendê-los pois eles já estão se voluntariando a nos guiar em nossa vida.

O que é animal de poder?

Todos nós possuímos um animal de poder, ele representa nossas necessidades, nosso ego e características presentes em nossa personalidade.
nosso animal de poder nos acompanha por toda vida, ele representa o nosso poder interno, é uma forte energia que quando aprendemos a identificá-la podemos obter conhecimento sobre momentos difíceis que enfrentaremos e também a forma de lidar com a vida para nos mantermos sempre fortes e inabaláveis perante qualquer situação.
Sendo assim, eles nos beneficiam das seguintes maneiras:
  • equilíbrio espiritualmente;
  • conexão com a harmonia e bem-estar;
  • conhecimento da nossa consciência, porque estão enraizados nela;
  • apresentam qualidades que precisamos desenvolver;
  • experiências únicas por meio de conselhos que gerarão aprendizados;
  • ensina a trabalharmos nossa intuição para melhor nos conectarmos a ele;
  • conexão e compreensão também com nossos instintos;
  • aumentam a resistência às doenças;
  • aumenta a disposição e autoconfiança;
  • beneficia com autoconhecimento.
Uma curiosidade é que todos possuímos esses animais em nossa energia, e em momentos de perigo e medo, nossas forças primitivas são acionadas como um gatilho. E mesmo que não tenhamos passado pela experiência de conhecimento desse animal, nós agiremos instintivamente com a essência dessa energia predominante nesse espírito.

O que é animal alado?

É o nosso animal e força espiritual. Ele traz o poder da resolução e nos ajuda a enxergar além das limitações físicas e pessoais, buscando no divino uma forma de ver e compreender os acontecimentos da vida. É um conselheiro sábio, que busca na essência da vida as mais plausíveis respostas para nosso entendimento.

O que é o animal de sombra?

Animal de sombra ou animal negro é o símbolo do lado mais sombrio que pode existir em uma pessoa. Mas ele não é algo ruim, não podemos negá-lo. Este animal representa uma força bruta que recebemos da Mãe-Terra e quando o aceitamos e permitimos que a Luz o invada conseguimos a maior transformação do nosso ser. É através dele que adquirimos a nossa mais pura evolução, porque não há pessoa que não tenha um lado de Luz e outro de Sombras.
Outro ponto positivo para este animal é que ele é a força pura para o combate de magias negras e de energias negativas que tentam prejudicar a nossa vida. Quem sabe reconhecê-lo e controlá-lo estará fortemente protegido contra diversos males.

O que é o animal dourado?

Esse animal carrega a sabedoria ancestral e é o único que te acompanha em todas suas encarnações. Ele representa nossa luz interior, e a nossa cura, sendo essa adquirida através dos ensinamentos e experiências do tempo, de diversas vidas. O animal dourado é a nossa grande proteção e o que sustenta a nossa ligação espiritual do corpo físico atual com a nossa verdadeira existência no outro plano.

O que é animal totem?

Após trilhar o caminho de conhecimento no xamanismo se identifica o nosso animal totem, que é a representação de todos os animais que nos escolheram em um só local.
Fonte:.iquilibrio.com

terça-feira, 26 de março de 2019

Ayahuasca e a Síndrome do Dirigente.


Vamos ampliar a discussão sobre os dirigentes de cerimonia e sair um pouco do contexto pajé branco e olhar para o outro lado da moeda, vamos refletir sobre pessoas da cidade abrindo casas ayahusqueiras.
Esse é um assunto pouco discutido por alguns motivos e talvez o principal motivo seja pelo fato que estarmos trabalhando apenas a 100 anos na cidade com essa planta e infelizmente não sabemos ao certo se estamos usando da melhor forma essa ferramente chamada Ayahuasca. Não sabemos porque não temos tantos registros feitos, poucos estudos científicos, porque não existe uma comunicação simples entre as casas, não sabemos porque não sabemos mesmo, não sabemos porque essa planta é misteriosa e possivelmente não temos a capacidade de entender toda complexidade que é essa medicina chamada por daime, ayahuasca, cipo, medicina etc.
Pensa junto aqui, temos hoje inúmeras ferramentas que poderiam facilmente ajudar a humanidade a entrar em equilíbrio, temos varias fontes de energia limpa que poderiam resolver um grande problema, temos internet que está ai conectando pontos distantes com uma velocidade inimaginável, temos remédios e tecnologias voltadas a saúde que poderiam resolver vários tipos de doenças rapidamente, temos inúmeras formas de transportes, temos foguetes que visitam outros planetas, temos telefones. De uma maneira geral temos em 2017 conhecimentos e ferramentas capazes de transformar todo o planeta em um lugar ótimo de viver, equilibrado, justo, limpo mas infelizmente mesmo com todas essas coisas criadas e com todo avanço do pensamento ainda temos pessoas morrendo com dor de barriga, passando fome, sendo escravizadas, abusadas etc.
Vejam a sua volta a quantidade de pessoas que estão sofrendo por falta de moradia, agua, comida, saúde, educação, saneamento, fata de acesso etc. Porque isso ainda existe se já existem soluções simples, baratas para a maioria desses problemas? Seguindo essa mesma linha de pensamento e considerando a ayahuasca como sendo mais uma ferramenta que chegou nas cidades para ajudar, como sendo uma espécie de tecnologia de desenvolvimento dos sentimentos, do pensamento, da abstração e de desenvolvimento espiritual, entendo eu, seguindo esse raciocínio que ela estará dentro desse cenário e possivelmente será utilizada muitas vezes para fins egoístas, de dominação, de conquista de poder, de vaidade e mentiras como todas as outras ferramentas.
Por isso acredito que a ayahuasca não pode ser vista, estudada e entendida somente com um olhar romântico espiritual, ela é poder, é cura, é remédio forte para corpo, ela ajuda a reorganizar o pensamento, a desembaraçar e aliviar as emoções e traumas, é o maior psicanalista que existe, é o grande Pajé, é o maior filosofo de todos os tempos, é liberdade, é expansão, é movimento constante, é a mestra, é aquilo que lubrifica e liberta a imaginação, é o portal, é tudo isso ai misturado. Ela é isso tudo e um pouco mais, e infelizmente é servida pelos mesmos seres humanos equivocados, gananciosos, de mentalidade limitadíssima.
Mas porque esse titulo, síndrome do Dirigente? Porque quem carrega consigo essa ferramenta e serve ao outros ganha poder, visibilidade e a fama de curador. Hoje em dia a Ayahuasca brilha feito ouro! Pode transformar qualquer pessoa em líder espiritual do dia para noite, basta ter acesso a ela ou produzir e pronto, ai é só juntar a galera em uma casa mais isolada e servir, se as coisas correrem minimante bem te garanto que o resultado será pessoas chorando de alegria e gratidão, contando mil historias sobre suas mirações, relatando profundas e marcantes curas e falando de projetos futuros de mudança e esperança em um amanha melhor. Não é brincadeira a planta ajuda mesmo.
Mas então qual o problema em servir a planta? O problema é quando o condutor se apropria da força espiritual da planta para fins pessoais e camufla sua intenção no discurso clichê de “ estamos curando o planeta” e se aproveita da força de pessoas para conseguir poder, sexo, terreno, seguidores, dinheiro fazendo uma confusão entre o condutor e a força da planta. Quem serve a medicina não é mestre ou iluminado, é um ser humano como você e eu nascidos aqui nesse planeta nada fácil de viver e quem mostra a verdade, faz as curas, abre as visões etc, é a planta! No máximo a gente canta para direcionar força e ajuda quem está passando sufoco mas se alguém tem algum mérito ai é ela, a planta. No fundo o condutor tem um trabalho parecido com de um médium que vai sentindo e conduzindo a força para o bem estar do grupo, o médium recebe ou conecta com uma fonte externa de energia ou força e de alguma forma processa aquilo e presta um serviço de cura usando a força que não é dele e o condutor de rituais de Ayahuasca pega a força da planta e tenta direcionar para aquele local espiritual que mais domina, que mais entende ou que deseja navegar, mas a força não é dele é da planta. Como sabemos um bom médium não é aquele que recebe uma força e usa ela para fins de auto promoção, é um saco quando estamos do lado de uma pessoa que estuda mediunidade e fica ali falando das suas entidades, das forças que o acompanham e de sua missão espiritual e no fundo aquilo é um show de autopromoção de sua vaidade e ego, e da mesma forma temos condutores assim mas que disfarçam suas intenções como mestres da mentira. Ao meu ver a ayahuasca faz 80% do trabalho de cura mas o condutor se posiciona como se ele tivesse feito os 80% em um grande esforço espiritual e a ayahuasca fica com os 20% restantes.
Você pode estar se questionando se é tão simples assim se passar por dirigente salvador de almas e aniquilador de karmas negativos, mas tem um detalhe ai importante que não falamos ainda e se trata do poder da fala, das palavras que durante uma sessão de ayahuasca são usadas. E essa situação se agrava quando aquele que escuta é jovem ou alguem que está desesperado em busca de uma cura, ou está em um momento de grande fragilidade e vulnerabilidade pessoal. Durante o transe como em qualquer transe a pessoa está altamente suscetível a tudo que é falado e se o discurso estiver bem ensaiado juntamos a fome com a vontade de comer, ai o resultado é uma amarração espiritual. Em outras palavras, uma pessoa que entra em uma cerimonia está procurando alguma coisa, ela quer ouvir alguma coisa que faça sentido e se o condutor souber vender que ele tem exatamente o que está sendo procurado, usando as palavras certas que atendem esse ego fazendo ele se sentir iluminado, importante, ai é um tiro certeiro para reter e sugar a energia desse buscador que vai ficar preso em uma teia de ilusão até o dia em que perceber que a relação estabelecida com a casa espiritual e condutor não é saudável e verdadeira. Mas isso é novidade no meio espiritual? Não de forma nenhuma. Mas com a Ayahuasca esse processo de amarração de alma pode acontecer logo no primeiro ritual e durar muito tempo graças ao estado alterado de consciência. Um condutor pode prender uma pessoa de diversas formas mas duas são muito comum, uma é inflar o ego, a vaidade e também infectar quem chega com a síndrome do dirigente fazendo assim a pessoa se sentir o rei da cocada preta e se colocando como mestre absoluto dela, a outra é tomando os créditos pela cura feita pela força da planta, e de forma bem resumida falando essa é bem simples, porque a planta é quem cura e se você na hora da limpeza(momento do vomito) ou se em algum momento de peia(processos difíceis na hora das visões) se aproximar da pessoa que precisa de ajuda e fizer gestos, sopros, prestar um auxilio ali você pode levar os créditos pelo trabalho feito pela planta. Conheço pessoas que bebem essa medicina e não podem ver alguém vomitando que já se aproximam para “fazer a cura” e com isso elas ganham a fama pelo trabalho que não fizeram.
Imaginem vocês que existem casas espirituais que fazem pedido de ajuda, de dinheiro, de favores quando as pessoas ainda estão sub forte efeito da planta e ai mora um outro perigo muito grave, muito cuidado nesses casos. Não se deve pedir nada para uma pessoa que ainda está sob os efeitos lindos do transe, não é legal, não é justo. Minha opinião pessoal e isso é o que aprendi esses anos na floresta é que se fala o mínimo durante o transe, e se alguém usa a palavra na força que não sejam palavras que limitem, enganem, fantasiem ou aprisionem o buscador a aquela casa, doutrina ou a aquele condutor X ou Y. Usar a palavra na força só para libertar, abrir, dar coragem para que cada um enfrente a vida de frente, para que cada um encontre sua verdade, para que cada um vá em frente e viva sua vida de forma livre, palavras que empoderem o sujeito, dando asas e abrindo possibilidades, palavras que lancem o buscador rumo a existência nesse planeta com liberdade e amor, e NUNCA usar palavras e frases na força como: Somente aqui existe a verdade ou essa é a verdade, ou ordens para não ir a outras casas espirituais, ou ordens que queiram definir como você deve se vestir, se comportar com amigos e familiares, palavras que façam você se afastar do que você verdadeiramente é, cuidado com frases como eu te curei, eu tenho sua cura, eu sei o que você deve fazer, atenção as historias e enredos espirituais para aprofundamento de estudo ou encontrar uma respostas mas que precisa pagar cursos, oficinas e workshops com o condutor (Que domina o assunto ou a doutrina), cuidado com a promessa de acabar com o karma (Isso é uma loucura sem fim), cuidado com a venda de portais milagrosos, e ATENÇÃO MAXIMA a pedidos de dinheiro, favores pessoais, e flertes para relação sexual ou relacionamento amoroso na força do cipó.
Agora que já discutimos um pouco sobre a figura do dirigente e o poder que ele ganha quando se coloca nessa posição, vamos falar um pouco sobre a tal síndrome. A síndrome é um bug no sistema, é uma coisa que vem do nada e pode pegar qualquer um, mas em especial pega pessoas que tomam ayahuasca a poucos anos, é uma mosquinha que chega zumbindo no ouvido falando coisas do tipo, você vai salvar as pessoas, você nasceu para curar as outras pessoas, você é a reencarnação de um Semi deus ou de um santo e veio salvar as almas e o planeta. Essa voz é tipo uma gripe ou um vírus de computador muito comum de se pegar no meio ayahuasqueiro. Eu aqui com meus cabelos brancos começando a nascer entendo que isso é uma armadilha do ego, na verdade é um movimento genial do ego doente. A armadilha funciona da seguinte forma, a pessoa entra em contato com a força espiritual da planta e a força chega mostrando uma serie de coisas que dizem respeito unicamente a quem está bebendo, e ai quando vem a cura pessoal a pessoa para não ver as próprias falhas faz uma gambiarra e projeta a sua auto necessidade de cura para as pessoas que estão a sua volta, afinal é muito mais fácil curar os outros ou criticas a postura dos outros do que se corrigir. Ai o sujeito em vez receber aquela informação e se transformar em uma pessoa melhor ela prefere viver a ilusão de que tem uma missão grande, de que é importante, que é um grande salvador que chegou para ajudar a salvar o planeta e simplesmente estaciona toda sua vida para executar essa missão, camuflando seus defeitos, se escondendo de si mesmo, estudando coisas complexas mas que no fundo não dizem nada de novo, criando “ novas estradas” para velhas rotas que não tem nada de novo, e assim esse vírus vira uma mascara, uma pedra gigantesca, um muro invisível que seduz e desvia o sujeito de sua própria cura.
Vamos avaliar uma outra coisa muito importante, ponto um é que não sabemos ao certo interpretar as mirações(Visões que vem na hora do transe), vemos muitas coisas mas sabemos bem pouco como traduzir ou interpretar aquele tanto de visões que recebemos em uma cerimonia, porque não dominamos essa ferramenta de forma plena. A Ayahusca tem uma linguagem própria, símbolos e sinais que pouquíssimas pessoas sabem interpretar e traduzir, ela vem codificada em uma logica diferente da nossa, uma logica da floresta, das plantas, e se você não nasceu em uma floresta ou mesmo nascido lá perdeu o contato com a tradição ancestral infelizmente você não sabe ler e interpretar de forma satisfatória tudo que você vê (Por isso a importância de se ter muita humildade nesse estudo e muita calma). Ponto dois é que as pessoas de uma forma geral estão desequilibradas e ter uma visão dessas é fruto justamente de um desequilíbrio pessoal interior. O desejo de ser dirigente pode ser uma armadilha do ego perturbado por vaidade e desejo de poder, pode ser até mesmo um teste da medicina para saber se você tem humildade de primeiro se perceber doente e se curar para ai sim depois vir a servir ela aos outros. Vamos recapitular, ponto um é que não sabemos interpretar as mirações, ponto dois é que estamos desequilibrados e doentes e agora ponto três é justamente a falta de preparo e experiência desse tipo de condutor. Quem pega a síndrome do dirigente não respeita o próprio tempo de maturação, não entende das regras da natureza, não sabe como a natureza se desenvolve, não entende que para se comer uma fruta ela precisa primeiro estar madura, não sabe que pescar peixes filhotes para comer gera um desequilíbrio que leva a escassez, fechando os olhos para uma ciência espiritual de no mínimo três mil anos que deixa bem claro que bons condutores levam anos para se preparem. Como pode uma pessoa com pouca experiência e conhecimento dessa planta afirmar para os outros que é condutor? Precisa estar muito fora da caixa. Quem estuda na floresta e conhece pajés condutores sabe que esse caminho é longo e lento, sabe que um condutor de medicina preparado tem muitos anos de contato com essa planta antes de servir, que passou por um preparo grande sendo orientado por alguém mais experiente. Mas aqui na cidade ficou tudo diferente, uma pessoa desequilibrada que não domina essa ferramenta, que nunca estudou afundo a força(Transe) por falta de convívio com um grupo ayahuaqueiro confiável, que pouco bebeu, que nunca entrou em contato com o formato tradicional de cerimonia da floresta faz justamente o oposto, pega a contra mão e grita aos 7 ventos para os outros o seguirem.
E agora deixo aqui uma opinião muito pessoal, não precisa tomar essa opinião como verdade absoluta ou regra a se seguir a risca, essa é uma opinião que vem para alertar, para trazer saúde e qualidade ao estudo, para ajudar amigues que estejam com essa síndrome ou que já se deparam com ela. Comecei a beber essa planta em 2012 e já circulei muito aqui pela cidade em cerimonias, e tenho um estudo longo na floresta que se iniciou em 2013 (mas sempre tomei com indígenas e minha primeira vez foi com eles), quem bebe a menos de 7 anos não tem noção ainda do que é essa ferramenta, falo isso porque estou bebendo a 7 anos sem parar, já fiz iniciações tradicionais e dietas e a cada ano que passa me dou conta que entendo muito pouco de ayahuasca.
O texto está grande de mais e nem mergulhamos a fundo no assunto, deixo aqui esse registro com carinho das coisas que tenho estudado dentro do mundo da ayahuasca, um bom estudo a todos.
Resultado de imagem para Ayahuasca e a Síndrome do Dirigente.
Hilas al Khouri