segunda-feira, 29 de julho de 2019

Conheça a meditação para ansiedade e saiba como ela pode te ajudar

Meditação para ansiedade
Você sabia que a meditação pode ser um excelente remédio contra a ansiedade? As pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas, reflexo do mundo moderno. Ser ansioso significa estar sempre especulando, esperando que algo aconteça. Mas a verdade é que não podemos controlar todos os aspectos da vida. Por isso, essa doença causa tanto sofrimento. Mas aprenda a meditação para ansiedade e saiba como resolver isso.

Entenda o que é a ansiedade

De modo geral, a ansiedade é vista como uma emoção comum apresentada pelos seres humanos. Configura um desejo de que algo aconteça. Dizemos estar ansiosos pela chegada de alguém querido ou por uma resposta de emprego, por exemplo. O problema é que a ansiedade, quando em níveis elevados, pode representar uma patologia.
Com a globalização e a grande velocidade com que as pessoas compartilham informações, o nível de ansiedade social está crescendo. As pessoas querem viver o futuro e se esquecem de que a vida acontece no presente. Dessa forma, acabam não vivendo nenhum dos dois, nem o presente, nem o futuro. A meditação para a ansiedade tem sido utilizada como forma de reverter esse quadro.
Apesar de não haver comprovação científica sobre as causas do distúrbio de ansiedade, alguns fatores podem contribuir para a doença. Entre eles estão a genética, o ambiente e outras doenças enfrentadas pelo sujeito. Infelizmente o número de pessoas ansiosas está crescendo em um ritmo assustador. Por isso vale a pena compreender como funciona a meditação para ansiedade.

Como saber se você é uma pessoa ansiosa

Assim como outros distúrbios psicológicos, a ansiedade é um mal silencioso. Isso significa que muitas pessoas sofrem com esse problema, mas desconhecem por completo a sua existência. Até mesmo o diagnóstico é complexo, demandando consultas em profissionais especialistas, como os psiquiatras.
Se você sente que vive pouco no presente e mais no futuro, pode ser que esteja passando por um quadro de ansiedade. O consciente evita o presente e especula sobre o futuro, criando planos, metas e objetivos. Até aí, sem problema. Complicado mesmo é quando o sujeito se dá conta de que as suas expectativas não estão se concretizando.
Caso esse seja o seu caso, saiba que existem tratamentos. Entre eles está a meditação para ansiedade, um método alternativo, indicado inclusive por especialistas em ansiedade. Isso porque os remédios tradicionais, além de poderem causar dependência física ou psicológica, geram vários efeitos negativos no organismo.
Sempre que possível, vale a pena investir em um modelo alternativo de tratamento. Eles são reconhecidos por sua eficiência e zero efeitos colaterais para os praticantes. A meditação para ansiedade, por exemplo, é recomendada por ser um ótimo aliado contra os efeitos nocivos do distúrbio de ansiedade.

Como funciona a meditação para ansiedade

Enquanto a ansiedade é a preocupação excessiva com eventos futuros, a meditação é justamente o contrário. O foco dessa prática está completamente no presente. Qual foi a última vez que você se desconectou de aparelhos eletrônicos, refletiu sobre a sua vida, a sua existência e propósitos? A meditação para ansiedade funciona, pois permite ao indivíduo compreender a si mesmo.
Trata-se de uma prática que prioriza a consciência, a reflexão, o relaxamento do corpo e da alma. Para pessoas ansiosas, a meditação permite maior compreensão individual. Dessa forma, as pessoas passam a entender a importância do presente e a respeitar o tempo da vida. Um dos grandes problemas da modernidade é a pressa para que as coisas aconteçam.
Existem várias formas de meditar, todas elas com vistas a atingir o mesmo objetivo: o relaxamento do corpo e da mente. Através da meditação para ansiedade você será capaz de deixar de lado, ainda que momentaneamente, todos os problemas, as preocupações e expectativas para o futuro. Com o passar do tempo, os seus níveis de ansiedade tendem a cair consideravelmente.

Tipos de meditação para ansiedade

Para sentir os efeitos positivos da meditação para ansiedade você pode começar a colocar esse exercício em prática agora mesmo. Ainda que nunca tenha tido experiência com a meditação, poderá aprender em questão de pouco tempo. Se precisar de uma ajudinha, pode contar também com a meditação guiada.
Existem várias formas de meditar e certamente uma delas vai ser adequada para você. Uma delas é meditar utilizando um mantra, ou seja, através da repetição de uma palavra, expressão ou frase curta. Escolha a que preferir, vá para um lugar calmo e comece os exercícios.
Lembre-se de trabalhar bem a respiração. Esvazie a sua mente e livre-se de tudo que lhe é exterior. A meditação para ansiedade é o melhor caminho para controlar os sintomas desse mal moderno, controlando também os níveis de estresse e dando mais disposição para os praticantes.
Se você sofre com ansiedade, está na hora de apostar na meditação como forma alternativa para reverter esse quadro. Ela é indicada por especialistas para o tratamento desse distúrbio psicológico. Tenha uma vida mais saudável, vivendo o presente, sem medo do futuro.
Fonte:astrocentro

Como usar o Japamala? Aprenda como usar esse colar sagrado em 6 passos


Ele é uma ferramenta espiritual em praticamente todas as tradições culturais e religiosas. Neste artigo, iremos te ensinar como usar o Japamalapara a meditação em 6 passos simples. Confira!

Como usar o Japamala na meditação?

A prática de cantar um mantra enquanto usa contas mala é chamada de meditação japa. Este estilo de meditação é usado frequentemente nas tradições espirituais do yoga e do budismo.
A meditação Japa é geralmente realizada na posição sentada, mas também pode ser feita de pé ou caminhando.
O mantra é repetido silenciosamente ou em voz alta e pode ser repetido tão lentamente ou tão rapidamente quanto necessário para manter a atenção focada.
Recomenda-se praticar a meditação japa pelo menos uma vez por dia, durante 10 minutos, para conseguir usufruir de seus benefícios.

6 passos simples para a meditação com Japamala

Passo 1 – Encontre uma posição confortável, mas bem alinhada, para meditação

Tradicionalmente, a meditação é feita com a pessoa sentada no chão. Almofadas ou cobertores dobrados podem ser usados ​​para manter as costas e as nádegas confortáveis.
Se estiver sentado em uma cadeira, mantenha os pés apoiados no chão e mantenha a coluna ereta. Não encoste na parte de trás da cadeira, se possível. Mantenha os ombros relaxados e o coração aberto.

Passo 2 – Feche os olhos ou mantenha um olhar suave

Durante a meditação japa, os olhos podem permanecer abertos, com um olhar suave, ou podem ser gentilmente fechados. Isso ajuda a atrair sua atenção e focar para dentro.
Tente minimizar todas as distrações externas. Uma sala silenciosa e pouco iluminada será a melhor para a meditação.

Passo 3 – A respiração deve ser lenta, profunda e relaxada

Respire lentamente pelo nariz. Use a respiração diafragmática durante a meditação – sinta sua barriga se expandir para fora a cada inspiração e contraia com a expiração.

Passo 4 – Segure seu Japamala com a mão direita e use o polegar para contar cada mantra

Para a meditação japa, é preciso segurar o Japamala com a mão direita porque, na Índia, a mão esquerda é considerada impura.
Com o polegar, você vai contando os mantras que você cantou. Em cada recitação, puxe levemente a conta em sua direção enquanto completa o mantra para passar para a próxima conta.
O dedo indicador deve ficar afastado da mão e não deve tocar no Japamala nem ser usado para contar.
O grande meru (montanha) ou guru (professor) não deve ser contado ou tocado pelo polegar. É usado como marcador para o ponto inicial e final da recitação.

Passo 5 – Continue puxando as contas com cada mantra até que você termine no guru

Quando você chegar no guru, você terá completado 108 repetições. Você pode continuar com a prática cantando múltiplos de 108 mantras.
como usar o japamala
Se você tem um Japamala de pulso de 27 contas, você precisará repetir os mantras mais 3 vezes.
Resultado de imagem para japamala indiano


Passo 6 – Mantenha sua mente focada no mantra e concentre-se na sensação do polegar tocando a conta do Japamala

Quando os pensamentos surgem, mude seu foco de volta para o mantra e o Japamala.
Experimente diversos ritmos de recitação do mantra para que você consiga encontrar o ritmo que é mais capaz de focar sua atenção.
Algumas tradições da yoga e do budismo sincronizam a respiração com o canto para ajudar ainda mais a focalizar a mente.

Japamala mantras – escolhendo um

Para que você saiba como rezar um Japamala, você precisa antes escolher um mantra. Um mantra é uma palavra ou série de palavras cantadas em voz alta ou silenciosamente para invocar qualidades espirituais.
Na yoga, um mantra é uma palavra sânscrita que tem poderes especiais para transformar a consciência, promover a cura ou realizar desejos.
Um mantra é dado a você por um professor ou escolhido por você mesmo. Ao selecionar um mantra, seja claro sobre qual é a sua intenção e use sua intuição sobre o seu intelecto.
Você pode experimentar cada mantra por algumas repetições para ver como se sente e escolher o que mais lhe convém.

Capacitando o Japamala e o Mantra

Para capacitar o Japamala e o mantra usado, a meditação japa deve ser praticada todos os dias durante 40 dias contínuos.
Quando o Japamala se torna poderoso, ele pode ser usado ou levemente colocado em si mesmo ou em outros para transmitir a energia do mantra, bem como as qualidades energéticas do Japamala.
Ele também pode ser usado no pescoço antes de ser rezado, mas ele não terá uma quantidade forte de energia ainda.
Quando você usa um novo mantra com um Japamala, a energia do cordãoé substituída. Por isso, é recomendado usar um Japamala diferente para cada mantra.

Como usar o Japamala?

Existem três maneiras diferentes de como usar o Japamala:
  1. Use um colar Japamala ao redor do seu pescoço. Esta é a maneira mais comum de usar contas de mala. Você pode ter o guru ou meru perto do seu coração ou você pode usá-lo no caminho oposto, com o guru ou meru atrás do seu pescoço.
  2. Enrole um Japamala de colar em volta do seu pulso. Você precisará enrolar o seu Japamala completo em torno de 3-4 vezes para caber no seu pulso. Nem todos os Japamalas funcionam, pois isso depende do comprimento do Japamala. No entanto, enrolar um Japamala não é recomendado, pois vai colocar tensão no fio e reduzir a vida útil do cordão.
  3. Use um Japamala de bracelete em volta do seu pulso. Esta é a única opção para Japamalas de pulso. Se você achar que a borla está atrapalhando suas atividades diárias, você pode virar o Japamala durante essas atividades ou usar uma tesoura afiada para cortar a borla.
É importante notar que, quando as contas do Japamala são exibidas para fora para as pessoas e o ambiente, o poder das contas pode ser diminuído.
Assim, recomenda-se usar suas contas de meditação dentro de sua roupa, se possível.

Como guardar seu Japamala

Quando não estiver em uso, guarde seu Japamala em um espaço especial, limpo e preferencialmente sagrado.
Um ótimo lugar para guardar um Japamala é em um altar pessoal ou estátua de uma divindade.

Fonte:astrocentro