Para quem ama estudar e compreender mais sobre o poder terapêutico dos aromas que a natureza nos proporciona, o incenso palo santo é uma ferramenta apaixonante de relaxamento, purificação, redução de estresse e cura.
Ele apresenta capacidades terapêuticas que realmente acalmam e relaxam corpo, proporcionando benefícios medicinais que são retratados há milhares de anos.
Para entender melhor o que é o palo santo, como utilizá-lo e quais as propriedades desse incenso, leia este post! Você vai querer experimentá-lo e viver essa experiência hoje mesmo. Pronto? Então continue com a gente!
Os componentes do incenso palo santo
O palo santo é uma madeira aromática rara que significa “madeira sagrada” em castelhano. Foi utilizada durante muitos anos pelos povos Incas, além de também ser explorada por Xamãs, curandeiros da América Latina.
É muito comum encontrar a árvore que dá origem ao palo santo na região sul-americana do Peru, Equador e Bolívia.
De maneira geral, 4 componentes químicos explicam seus benefícios.
- Limoneno: além do odor delicioso, essa substância compõe a maior proporção do óleo essencial do palo santo — cerca de 60%. Além disso, tem a capacidade de limpar ambientes, despertar a criatividade, reduzir a ansiedade e estimular o sistema imunológico.
- Terpineol: esse composto tem o potencial de aumentar a imunidade, sendo um tônico fungicida e bactericida.
- Mentofurano: com características antivirais e descongestionantes, é capaz de realizar uma limpeza física e espiritual profunda.
- Xantona: compostos orgânicos com capacidade antidepressiva.
O processo de coleta natural do palo santo
Seja para melhorar a harmonia do ambiente ou sentir o aroma durante a prática de meditação, prezar pela utilização de incensos naturais e artesanais faz toda a diferença na experiência da queima, certo?
No caso do incenso palo santo, o processo de coleta começa quando a árvore vai morrendo de maneira natural e soltando suas lascas. Depois que elas se decompõem naturalmente, a madeira é comprimida e o óleo essencial sai naturalmente.
Indicações terapêuticas do incenso palo santo
Trata espinhas, cicatrizes e ulcerações da pele
Sim, o óleo extraído da madeira tem um alto poder cicatrizante e é indicado para tratar espinhas, cravos e até ulcerações e cortes.
Isso acontece devido à capacidade quando composto de equilibrar a oleosidade da pele, uma vez que o palo santo é um excelente tônico.
O ideal é massagear a derme até que ela absorva o óleo (que geralmente está diluído em outros óleos essenciais). Outra forma de uso é colocar as cinzas frias sobre a pele para o tratamento de feridas e machucados externos.
Reduz dores musculares
A casca do palo santo, quando utilizada em decocção (quando o óleo é extraído pela ação de um líquido em ebulição), pode ser utilizada em fomento quente para o tratamento de dores musculares.
Massagear o óleo no local também é uma ótima alternativa para aliviar as tensões musculares e dores reumáticas. O alívio dos sintomas pode ser muitas vezes imediato e o procedimento pode ser repetido várias vezes ao dia.
Auxilia no tratamento da depressão
Você já ouviu falar na capacidade de o palo santo ser excelente no combate à depressão? Isso acontece porque a xantona inibe a ação da monoaminoxidase, uma enzima produzida em grande escala em estados depressivos.
Dessa forma, o contato com o aroma do incenso palo santo pode propiciar estados mais serenos, de paz e tranquilidade.
Os benefícios produzidos pela queima do incenso
Viu como as indicações terapêuticas são consideráveis? Mas não param por aí! O incenso palo santo ainda apresenta benefícios com potencial para agir no ambiente.
Limpa o ambiente
Um dos principais ganhos com o processo da queima é a limpeza energética de ambientes. E grande parte dessa limpeza acontece por causa do limoneno. Como já vimos, essa substância ativa representa a maior porcentagem da madeira e é capaz de purificar os espaços.
Portanto, se você também é fã de ambientes mais tranquilos, pacíficos e equilibrados e ainda não abre mão de aromas agradáveis e originais, queimar o incenso palo santo vai ser uma experiência muito agradável.
Alivia o estresse
Já falamos sobre a indicação terapêutica para tratar a depressão. Além disso, a queima do incenso pode auxiliar no alívio do estresse, gerando paz e harmonia tantos nos ambientes externos quanto no estado emocional das pessoas.
Devido ao poder de melhorar a qualidade espiritual de relacionamentos, a utilização do incenso ainda tem o potencial de eliminar conflitos domésticos, uma vez que conecta as pessoas com mais harmonia, melhora o humor e afasta as energias negativas.
Aprofunda a conexão espiritual
Esse é um dos principais motivos pelos quais o palo santo foi utilizado pelos Incas há muitos séculos. Ele é capaz de aprofundar os momentos espirituais de meditação e contemplação, fazendo a mente relaxar e se transportar para uma sensação de paz e tranquilidade singular.
A utilização do incenso palo santo in natura
Já está com vontade de ter uma experiência incrível e sentir o aroma do palo santo? Então, veja como é simples utilizá-lo de forma segura e eficaz:
- acenda a lasca da madeira de palo santo, recomendamos utilizar uma fonte de fogo continua como uma vela ou o fogão pois pode demorar um pouco para acender;
- deixe queimar por cerca de 30 segundos.
- faça suas orações, mentalize bons pensamentos e vibrações.
- caminhe tranquilamente pelo ambiente para espalhar a fumaça.
- evite que crianças e animais tenham contato com o fogo ou o incenso aceso.
IMPORTANTE: o Palo Santo In Natura não queima continuamente, você pode reacender caso apague ou guardar para usar em outro momento.
Fonte:.incensofenix
Nenhum comentário:
Postar um comentário