
A Energia da Deusa mãe
A Mãe gera e nutre, e não cobra nada em troca.
Toda mulher tem dentro de si as três faces da Deusa: a Donzela, a Mãe e a Anciã.
A Donzela e a que inicia, a força que impulsiona, o entusiasmo. A Mãe gera, a Mãe nutre, a Mãe acolhe os filhos no ventre e os alimenta com seus seios , com seu leite. A Mãe acolhe as dores de todos em seu colo generoso.
Mesmo as mulheres que nunca passaram pela experiência da maternidade ou da gravidez conhecem esse poder. Toda mulher e uma nutriz; de seus filhos, sua família, de seus projetos,e principalmente de si mesma.
Há milênios a tarefa de alimentar tem sido preferencialmente das mulheres, mesmo em sociedades matriarcais. Nosso corpo e nosso espirito são capazes disso. Podemos usar essa força a nosso favor.
A imagem mais antiga da Deusa Mãe e a Vênus de Willendorf, que remonta aos tempos da cavernas. E uma estatua representando uma mulher gravida, ventre redondo e seios fartos, um símbolo de vida e fertilidade.
Ela é a mulher que tem segurança e autoridade para se afirmar profissionalmente. Já não e mais a Donzela inciante! Tem as rédeas de sua vida e de seus filhos. Tem dentro de si o Amor necessário para lidar com tudo e todos. Ela é a mulher que cuida, porque já sabe cuidar de si mesma. E a que gera e da a luz o que quiser: filhos, projetos, ideias, realizações. A que se doa integralmente aquilo que acredita. E faz acontecer!
Ela e a Lua cheia, o verão, o auge, a concretização. Não tem o entusiasmo da Donzela nem a sabedoria da Anciã, mas tem força para si mesma e para os filhos. Ela literalmente da Vida a tudo.

Alguns exemplos de deusas Mães são Deméter (grega, que se sacrifica por sua filha Perséfone) , Gaia (que gerou toda a vida do planeta), Isis (egípcia, que curou seu filho Hórus) .
Podemos ver traços desse aspecto do sagrado feminino também em orixás das religiões de matriz africana: Iemanjá, com seus longos cabelos oceânicos, Amor tao grande quanto o mar, e uma linda visão da Deusa Mãe.
Maria, a Mãe de Jesus, tem muito em comum com a Deusa Mãe. Temos a Nossa Senhora do Bom Parto, que abençoa mulheres no momento de dar a luz; temos centenas de representações Dela com seu Filho nos braços, e ate mesmo ao seio. Há também uma imagem muito famosa de Maria amparando Jesus na hora de sua morte, porque uma Mãe jamais se afasta de seus filhos.
E não e isso que pedimos a ela na famosa oração que leva seu nome?
A Deusa mãe está em todas nós
No Sagrado Feminino, mulheres de todas as culturas, religiões e crenças aprendem a se desvincular de padrões de beleza e regras pré-estabelecidas pela sociedade. Elas descobrem como se amar exatamente como são e passam a se enxergar como verdadeiras “Deusas”. Afinal, o ato de gerar, parir, nutrir, amar e intuir pode ser considerado uma dádiva proporcionada às mulheres.
Nesta filosofia de vida, as mulheres passam a valorizar mais seus ciclos naturais, como a menstruação, a maturidade, a gestação, o parto e a amamentação. No entanto, não são induzidas a serem radicais ao viver esses períodos ou exercer determinadas funções. O valor está em aceitar a naturalidade das coisas, seu histórico de vida, vontades e capacidades. Aprendendo a se conhecer de forma mais profunda e a aceitar os acontecimentos da vida e a si mesma, as feridas começam a ser curadas e as mulheres passam a ser mais felizes, amáveis e únicas.
Você descobre, então, que ser mulher não significa ter um parto natural, amamentar ou se sentir bem na própria pele quando está grávida. Na verdade, o objetivo é entender como você traz seu amor e feminilidade para todas essas fases da vida.
Todas as mulheres, tendo filhos ou não, tem a Mãe dentro de si.
Busque-a quando estiver precisando de força, capacidade de gerar, nutrir, fazer algo crescer.
Cuidado, no entanto com o extremo da energia da Mãe: o excesso de doação! Se você se doa demais aos seus “filhos” , não terá alimento suficiente para si mesma. Lembre-se sempre de ser sua própria Mãe também!
E não se esqueça que filhos (humanos ou não…) são criados para o mundo. Uma vez gerados, alimentados e orientados, eles seguem seu caminho. Conheça o momento de deixar as coisas seguirem por si só.
Ritual
Sugerimos um pequeno ritual para “acessar” sua força de Deusa Mãe. Isso pode ser feito quando você sentir que e necessário “dar a luz” a algo: um projeto, um novo emprego, uma viagem, uma mudança na família….
Pegue uma casca de ovo vazia (ou esculpa esse formato em argila).
Encha com um pouco de terra e plante uma semente da sua escolha em uma noite de Lua Nova.
Mentalize as seguintes palavras:
“Plantarei as sementes do meu sonho na terra fértil da minha imaginação e aguardarei uma colheita de Amor, Criatividade e Harmonia” .
Mantenha o ovo em um lugar aconchegante de sua casa e aguarde a Mãe lhe mostrar seus dons.
Fiquem todos com a força e generosidade da Mãe.
Referências
A DEUSA MÃE – SAGRADO FEMININO. Disponível em: http://www.caminhosdotaro.com.br/deusa-mae/
Sagrado Feminino: O empoderamento através de instintos, ciclos e conexões. Disponível em: http://entrecultura.com.br/2016/07/21/sagrado-feminino-o-empoderamento-atraves-de-instintos-ciclos-e-conexoes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário